Sobre Nós

Apresentação da Empresa

A Menarini Portugal é uma empresa sólida com produtos inovadores e de elevada qualidade, que apresenta uma gama alargada e diversificada de medicamentos sujeitos a receita médica e uma gama de produtos de Consumer Health.


Coloca à disposição dos profissionais de saúde e doentes, medicamentos pertencentes a diversas áreas terapêuticas, tendo uma presença bastante significativa nas áreas cardiovascular, respiratória, disfunções sexuais para as quais oferece novos tratamentos, e mais recentemente Consumer Health e Dor.


A Menarini Portugal pertence ao Grupo Menarini, cuja sede é em Itália, reconhecido pelo seu domínio de tecnologias de ponta e pela sua capacidade de descobrir moléculas originais, com inúmeros investigadores, repartidos por quatro centros de Investigação e Desenvolvimento. Está presente em mais de 100 países, com o objectivo de melhorar a qualidade e aumentar a esperança de vida de milhões de doentes em todo o mundo. 

 

Em Portugal, tem a sua sede na Quinta da Fonte (Paço de Arcos), no concelho de Oeiras e conta com uma equipa de excelência, sólida, especializada e elevado nível de competência para desenvolver a sua actividade.

 

 

 

Origem em Portugal

O Laboratório Sanitas foi propriedade da firma Cortês Pinto & Pimentel, Lda, fundado em 1911 numa parceria entre o médico Francisco Cortês Pinto e o farmacêutico Horácio Pimentel. 


Em 1917 destacava-se já entre as principais firmas exportadoras de especialidades farmacêuticas, com comprimidos e ampolas. Nesse mesmo ano foi criada uma outra sociedade onde participavam os proprietários do Sanitas, a Neto, Natividade & C.ª, dedicada ao comércio de produtos farmacêuticos. Em 1923 foi instalada na Travessa do Carmo, em Lisboa, uma secção de material cirúrgico. 


A firma proprietária do Sanitas passou a pertencer à secção de indústrias químicas da Associação Industrial Portuguesa (AIP) em 1918, passando pouco depois a desempenhar um papel de relevo na vida associativa industrial. O Dr. Francisco Cortês Pinto desempenhou vários cargos de destaque na direcção da AIP desde o triénio de 1924-1926. No dia 31 de Maio de 1930, foram inauguradas novas e amplas instalações laboratoriais, em Lisboa, necessárias pelo aumento crescente das exportações para as colónias, Brasil, Índia Inglesa, Congo Belga e Congo Francês.

 

 

 

Instalações dos Laboratórios Sanitas em 1930. Rua D. João V, Lisboa

 

Em 1991, após a entrada das grandes multinacionais da área farmacêutica no mercado nacional, o Laboratório Sanitas foi adquirido pelo Grupo Menarini. A direcção da empresa esteve a cargo do Dr. Manuel Poiarez até 2002, tendo o cargo sido assumido pelo Dr. Paolo Tagliaferri até à admissão do Dr. Miguel Rovisco de Andrade em Setembro de 2003. 


Ainda são comercializados alguns dos produtos do Laboratório Sanitas como o Otoceril, Macropen e Plaquetal.

 

 

Origem em Itália

 

O Grupo Menarini iniciou a sua actividade em Nápoles, no ano de 1886, como um pequeno laboratório com a denominação de Farmácia Internazionale, que foi posteriormente transferido (1915) para Florença, onde permanece ainda hoje como sede do Grupo Menarini. Foi no ano de 1960 que a Menarini entrou no mercado internacional, com a abertura dos Laboratórios Menarini em   Barcelona,   Espanha.

 

Em 1964, Alberto Aleotti é nomeado Director Geral da Menarini, liderando a empresa durante 45 anos. Desde a sua morte, em 2014, a Direcção da Empresa está a cargo dos seus filhos, Lucia e Alberto Aleotti.

 

 

Mais sobre a Menarini: